domingo, 5 de abril de 2015

7 Filmes LGBT

Ser gay, ser bissexual, ser transexual , sem dúvida é um dos desafios que muitos enfrentam ainda nos dias de hoje. Muitos, lutam para se aceitar e tem todo um processo de desconstrução para conseguir superar o preconceito da sociedade.
A sétima arte traz uma variedade de filmes que abordam esse tema e nessa lista, trago alguns filmes que para mim são marcantes e que conseguem trazer esse assunto com muita poesia e reflexão.  


The normal Heart (EUA, 2014) 

Filme que foi lançado no ano passado pela HBO com os atores Mark Ruffalo, Matt Bonner e Julia Roberts.


A história inicia com o escritor Ned Weeks enfrentando problemas da epidemia da  Aids em muitos de seus amigos e suas tentativas para encontrar a cura e a igualdade social para as pessoas que enfrentam essa doença.

Nesse processo, ele conhece a médica Emma Brokner que está tentando achar a cura e ajudar a todos que estão com esse problema. 





Meninos não choram (EUA, 1999)
Brandon Teena é um menino que se encantou com a comunidade rural de Falls City, no estado de Nebraska. Todas as mulheres ficavam apaixonadas por ele e  a maioria das pessoas o achavam carismático e divertido. 

Entretanto Brandon tem um segredo, na qual ele tem dificuldades pra contar a todos, pois em sua cidade natal, ele era uma pessoa envolvida com muitos problemas que sempre o perturbaram.

Em Falls City, ele conhece Lana, que o faz querer mudar e ser alguém melhor, porém para que esse relacionamento possa evoluir, ele precisa contar seu segredo de ser transgênero.

Esse é um dos poucos filmes que aborda com delicadeza e pureza, os desafios da mudança de sexo e o conflito de amar alguém que não é comum a sociedade. 


A má educação (ESPANHA,2014) 


Ignácio e Enrique se conhecem num colégio religioso e infelizmente por ciúmes do padre, os meninos são separados e Enrique é enviado para outro colégio.

Após essa separação e depois de alguns anos, eles se reencontram adultos. Enrique ( Fele Martínez) agora é diretor de filmes e Ignácio (Gabriel Garcia) traz um novo roteiro para o diretor e pede para poder atuar nesse longa.

Com essa nova aproximação o amor deles começa a ser explorado novamente e começam a enfrentar problemas do passado e atuais enquanto gravam o filme.

Além da homossexualidade, A má educação traz o debate sobre as drags e transexuais e os desafios que elas enfrentam diariamente. 


The incredibly true adventure 2 girls in love (EUA, 1995)


É um filme americano que conta a história de Randy Dean, uma adolescente lésbica que conhece Evie Roy e se apaixona por ela.

Evie terminou seu namoro e começa a se interessar por Randy e por sua amizade e enquanto vai se aproximando dela, percebe que está se apaixonando e começa a se envolver nesse amor.


O longa tem uma abordagem muito calma e cotidiana o que nos faz pensar que estamos vivendo com elas e descobrindo juntos como é amar alguém, independente do gênero. 


Rent (EUA,1994) 

O musical se passa no bairro East Village e conta história dos jovens boêmios desse bairro que estão procurando superar os desafios para pagar o aluguel e viver da arte.
Mark (Anthony Rapp) é o personagem central  que tem uma câmera e procura retratar a sua realidade e ele mora com Roger (Adam Pascal), um músico que não escreve nenhuma música há um ano, pois teve problemas com heroína.

Além desse problema, Mark foi abandonado por sua namorada Mauren (Idina Renzel) que começou a namorar com a advogada Joanne (Tracie Thoms).

Nesse rolo todo, eles conhecem a dançarina Mimi (Rosario Dawnson) que também tem problemas com heroína e conhecem Angel (Wilson Jermanie Heredia) que salvou Tom (Jesse L. Martin), amigo de Mark e Roger.

Com esses personagens icônicos, somos aos poucos convidados para conhecer essa realidade boêmia de artistas que se amam e querem ser respeitados e amados pelo que são. 


Le chansons d'amour (FRANÇA, 2007) 
Esse é outro musical encantador que conta a história de Julie (Ludivine Sagnier)  e Ismaël (Louis Garrel) que estão namorando e estão se relacionando também com Alice (Clotilde Hesme) .

Apesar do ciúmes que o casal enfrenta ao ter Alice nesse relacionamento, eles vão lidando bem e usam Alice para trazer desafios no namoro. Entretanto, eles não contavam que problemas iriam surgir e ia trazer um grande sofrimento.

Esse filme tem um debate muito rico sobre os relacionamentos abertos,além de falar com muita delicadeza sobre o amor,a bissexualidade e perdas de pessoas importantes em nossa vida. 

Tatuagem (BRASIL, 2013)


Produção nacional que conta  vida de Clécio (Irandhir Santos), líder de um grupo de teatro que se apaixona pelo  jovem soldado Fininha (Jesuíta Barbosa), cunhado de Paulete (Rodrigo Garcia)  amigo e ator desse grupo.


Fininha se vê em grandes dilemas ao se relacionar com Clécio, pois enfrenta muitos desafios no exército, já que o filme se passa na época da ditadura e o grupo de teatro tenta expor sua arte e quebrar as amarras impostas pelo governo nesse período. 






Esses são alguns filmes que são marcantes para mim e que trazem muita reflexão sobre a sigla LGBT, suas lutas e desafios diários, além de ter diretores sensíveis dispostos a debater esse tema delicado.


Lista realizada por Fernanda Atayde 

0 comentários:

Postar um comentário